Agenda da presidente
O presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SINPRF-GO), Renato Dias, participou na manhã desta terça-feira, 31/3, de audiência pública proposta pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Goiás. A audiência debateu sobre questões relacionadas à segurança pública no Estado de Goiás.
Em sua fala, Renato parabenizou a Deputada pela proposição da audiência pública e afirmou que a segurança pública precisa ser amplamente debatida e que os agentes do setor precisam de valorização. "Os policiais sejam da Polícia Militar, da Civil, do Corpo de Bombeiros, da PRF e de todas as outras precisam de valorização, tanto salarial como na função", disse.
Renato Dias ainda citou a situação do efetivo da PRF de Goiás, que conta com o mesmo efetivo há 20 anos, cerca de 400 policiais. "Pedimos a ajuda da Deputada Adriana Accorsi e do Governador, junto ao governo federal, para trazermos mais PRFs para Goiás".
Ao final do evento, o presidente do SINPRF-GO entregou à Deputada Adriana Accorsi um ofício solicitando apoio e ajuda à cobrança junto ao governo federal para aumento do efetivo da PRF em Goiás e solicitando ainda agendamento de audiência com o Governador Marconi Perillo, também para debater o tema.
Comissão de Segurança Pública
Durante a audiência, Adriana Accorsi estabeleceu que as principais diretrizes a serem trabalhadas pela Comissão de Segurança Pública na série de audiências públicas que discutirão a segurança em Goiás:
- Valorização dos profissionais da segurança pública.
- Diálogo da sociedade civil com as autoridades de segurança pública.
- Trabalhar no sentido de estabelecer a integração das forças policiais.
- Fortalecimento de políticas contra a violência doméstica.
- Fortalecimento dos equipamentos e estrutura de combate ao crime.
- Ressocialização das pessoas encarceradas e dos adolescentes em conflito com a lei.
A deputada disse que ao longo do ano serão convocadas duas audiências públicas por mês, uma no interior e outra na capital, com convite à participação de representantes de classe e da sociedade civil.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos: a presidente Delegada Adriana Accorsi; o representante da Pastoral Carcerária, Diácomo Ramon Curado; o representante do Núcleo de Estudos sobre Violência, professor da Universidade Federal de Goiás Djaci Daivid; representante do Ministério Público, Eduardo Silva Prego; comandante da Guarda Municipal de Goiânia, Elton Ribeiro de Magalhães; chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Edilson de Brito.
Também compareceram representantes das polícias especializadas, Corpo de Bombeiros, guarda municipal, representantes de classe e sociedade civil.
Com informações da ALGO